OS DEZ MANDAMENTOS ORIGINAIS

OS DEZ MANDAMENTOS ORIGINAIS 


Os dez mandamentos originais são um conjunto de princípios éticos e religiosos que Deus revelou a Moisés no Monte Sinai, segundo a Bíblia. Eles fazem parte da aliança entre Deus e o povo de Israel, e servem como base para a moral e a justiça judaico-cristãs.

Os dez mandamentos originais estão registrados em Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21, e são os seguintes:

1. Não terás outros deuses além de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, nem te encurvarás diante delas, nem as servirás.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
5. Honra a teu pai e a tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás nada que pertença ao teu próximo.


Esses mandamentos expressam a vontade de Deus para o seu povo, e revelam o seu caráter santo, justo e amoroso. Eles mostram a necessidade que o ser humano tem de se arrepender dos seus pecados e de buscar a salvação pela graça de Deus, através da fé em Jesus Cristo, que cumpriu perfeitamente a lei de Deus e morreu na cruz para nos reconciliar com Deus (Mateus 5:17; Romanos 3:23-24; 2 Coríntios 5:21).




OS 10 MANDAMENTOS SÃO VÁLIDOS PARA NÓS HOJE, NO SÉCULO XXI?

Os 10 mandamentos de Moisés são as leis que Deus revelou ao seu povo escolhido, Israel, quando fez uma aliança com ele por meio de Moisés, no monte Sinai. Essas leis expressam a vontade de Deus para o homem, isto é, elas mostram como Deus quer que os homens vivam, para serem santos e felizes. Mas será que esses mandamentos ainda têm alguma influência na nossa vida no século XXI?

A resposta é sim. Os 10 mandamentos não são apenas normas morais antigas e ultrapassadas, mas são a expressão do amor de Deus por nós e do nosso amor por Ele e pelo próximo. Eles nos ensinam a respeitar a Deus, a nós mesmos e aos outros, a valorizar a vida, a família, a propriedade, a verdade e a pureza. Eles nos ajudam a evitar o pecado e a buscar a santidade.

Jesus Cristo veio ao mundo para cumprir a lei de Deus e para nos dar um novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12). Esse mandamento resume toda a lei e os profetas (Mt 22,40) e nos mostra que o amor é o fundamento e o fim de todos os mandamentos. Jesus não veio abolir os 10 mandamentos, mas sim dar-lhes plenitude e perfeição.

Portanto, os 10 mandamentos de Moisés continuam sendo válidos e atuais para nós, cristãos do século XXI. Eles são um dom de Deus para nos guiar no caminho da vida eterna. Eles são uma luz para as nossas consciências e uma norma para as nossas ações. Eles são uma fonte de paz e de felicidade para nós e para o mundo.

Comentários