A Bíblia condena uma Pessoa Rica?

 A Bíblia condena uma Pessoa Rica?



Não, a Bíblia não condena a pessoa rica em si, mas condena a atitude egoísta e a ganância que podem acompanhar a riqueza. A riqueza em si não é um pecado, mas pode levar a pessoa a se afastar de Deus e a buscar seus próprios interesses em vez de buscar a vontade de Deus.

Um exemplo de pessoa rica que é elogiada na Bíblia é Abraão. Ele era um homem muito rico, mas também era conhecido por sua fé e obediência a Deus. A Bíblia também fala sobre o rei Salomão, que era extremamente rico e sábio, mas que acabou se desviando da vontade de Deus devido à sua riqueza e luxúria.

Jesus também falou sobre a riqueza em diversas passagens do Novo Testamento. Em uma delas, Ele disse que é mais difícil para um rico entrar no Reino dos Céus do que para um camelo passar pelo fundo de uma agulha (Mateus 19:24). Mas isso não significa que a riqueza seja um pecado em si, mas sim que pode ser um obstáculo para a pessoa se aproximar de Deus.

Outra passagem importante é a história do jovem rico, que perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus respondeu que ele deveria seguir os mandamentos, e o jovem disse que já fazia isso. Então Jesus disse a ele para vender tudo o que tinha, dar o dinheiro aos pobres e segui-lo. O jovem rico ficou triste com essa resposta e foi embora, porque tinha muitas riquezas (Mateus 19:16-22).

Essa passagem não significa que todos os cristãos devem vender tudo o que têm e dar aos pobres, mas sim que devem estar dispostos a colocar Deus em primeiro lugar, mesmo que isso signifique abrir mão de suas posses. A riqueza em si não é um problema, mas a atitude egoísta e a ganância que podem acompanhar a riqueza são condenáveis.

Em resumo, a Bíblia não condena a pessoa rica em si, mas condena a atitude egoísta e a ganância que podem acompanhar a riqueza. É importante que os cristãos estejam dispostos a colocar Deus em primeiro lugar, independentemente de sua situação financeira.

Comentários