Quem é o Espírito Santo?

 Quem é o Espírito Santo?


O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que é formada pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. Ele é Deus, assim como o Pai e o Filho, e tem os mesmos atributos divinos: eternidade, onipotência, onisciência, onipresença, santidade, amor, justiça, etc.




O Espírito Santo é o agente principal da obra de Deus na criação, na revelação, na redenção e na santificação. Ele é o autor das Escrituras Sagradas, que inspirou os profetas e os apóstolos a escreverem a palavra de Deus. Ele é o consolador, que assiste os cristãos em todas as suas necessidades e os capacita com dons espirituais para o serviço de Deus. Ele é o selo, que garante a salvação dos que creem em Jesus Cristo e os preserva até o dia final.


O Espírito Santo tem uma relação pessoal com os cristãos, que são chamados de templos do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Ele habita em cada crente desde o momento da conversão e os une em um só corpo (1 Coríntios 12:13). Ele intercede pelos cristãos diante de Deus com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26). Ele testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8:16). Ele nos guia em toda a verdade e nos ensina todas as coisas (João 16:13; 14:26).


Como podemos nos relacionar com o Espírito Santo?


Para nos relacionarmos com o Espírito Santo, precisamos reconhecer a sua divindade, a sua personalidade e a sua obra. Precisamos também obedecer aos seus mandamentos, acolher a sua presença e buscar a sua plenitude.


- Reconhecer a sua divindade significa confessar que ele é Deus e honrá-lo como tal. Não devemos blasfemar contra o Espírito Santo, nem atribuir a ele obras malignas (Mateus 12:31-32).

- Reconhecer a sua personalidade significa tratar o Espírito Santo como uma pessoa e não como uma força ou uma energia. Ele tem vontade, inteligência e emoções. Podemos falar com ele, ouvir a sua voz e sentir o seu amor.

- Reconhecer a sua obra significa valorizar o que ele faz na história da salvação e na vida dos cristãos. Devemos cooperar com ele em sua missão de glorificar a Cristo e edificar a igreja.

- Obedecer aos seus mandamentos significa seguir as orientações que ele nos dá pela palavra de Deus e pela sua direção interior. Não devemos resistir ao Espírito Santo, nem entristecê-lo com os nossos pecados (Atos 7:51; Efésios 4:30).

- Acolher a sua presença significa cultivar uma comunhão íntima com o Espírito Santo em oração e adoração. Não devemos apagar o Espírito Santo, nem desprezar os seus dons (1 Tessalonicenses 5:19-20).

- Buscar a sua plenitude significa desejar ser cheios do Espírito Santo em todos os momentos e em todas as áreas da nossa vida. Devemos nos render ao seu controle e deixar que ele produza em nós o seu fruto (Efésios 5:18; Gálatas 5:22-23).





Conclusão


O Espírito Santo é o nosso melhor amigo, que nos ama incondicionalmente e nos ajuda em tudo. Ele quer se revelar a nós e se manifestar através de nós. Quanto mais conhecemos o Espírito Santo, mais amamos a Deus e mais somos transformados à imagem de Cristo.

Comentários